Voltar para notícias 25 maio 2023
Showtec fecha 26ª edição com R$600 milhões em negócios
Maior evento agro de MS reuniu 25 mil pessoas durante os três dias do evento
Com fila de expositores para o próximo ano, o maior evento agro de Mato Grosso do Sul, o Showtec 2023, finalizou a edição com aproximadamente R$600 milhões em negócios, em três dias de evento. Com recorde de publico, o evento reuniu 25 mil pessoas, entre 23 e 25 de maio, mais de 20 palestras técnicas e 150 expositores estimularam os mais diferentes negócios, como comercialização de máquinas agrícolas, sementes, softwares e outras tecnologias. Ao fim da feira, a Fundação MS, confirmou a edição 2024, para os dias 21, 22 e 23 de maio.
“Estamos muito satisfeitos com os números do Showtec, superamos os resultados dos anos anteriores, além disso Produtores rurais de diferentes regiões do Brasil participaram ativamente e elogiaram o evento, chegando a comparar com os maiores que acontecem pelo Brasil a fora. Mesmo com esse público recorde, conseguimos fornecer conteúdo de qualidade, conforto aos expositores e participantes, almoço em quantidade e qualidade, estacionamento suficiente, e outros detalhes que só quem está por trás de um evento desta proporção valoriza”, explica o diretor executivo da Fundação MS, Alex Melotto.
A convite da Copasul, o produtor rural, Laércio Dalavéquia, saiu de Mangueirinha (PR) especialmente para o Showtec 2023. “Viemos aqui trocar experiências com os produtores rurais. É a primeira vez que eu venho, e a organização está de parabéns, o evento é muito organizado, com pessoas muito receptivas, alto nível de tecnologia, várias apresentações, troca de experiências, palestras, um conteúdo bem dinâmico, que me deixou muito feliz de estar aqui. O Showtec está na ponta, cresceu muito e vai crescer ainda mais, o produtor rural valoriza muito esse tipo de feira”, avalia o produtor. “Aqui o produtor rural vem buscar informação e vem fazer negócio, em breve terão de expandir a feira, em número de dias”, completa.
Sobre o conteúdo que está levando para sua propriedade, Dalavéquia valorizou o manejo de culturas. “Já tínhamos visto em menor escala, o mix de cobertura para colheita, junto com o girassol. Isso vai se expandir muito nos próximos anos, e a vida do solo agradece e os produtores também”.
Segundo o presidente do Sicredi Pantanal MS, Emerson Perosa, a demanda por negociação foi expressiva. “O Sicredi montou mais que um estande, criamos um espaço para que os produtores rurais se sintam dentro da agência, dentro de casa. Oferecemos condições diferenciadas de crédito e o retorno foi positivo, nos consolidamos com o parceiro do agricultor durante a feira, com alta demanda e bons relacionamentos. E ainda tivemos muitos novos associados cadastrados nesses três dias”, afirma.
O número superior de visitantes, em relação ao ano passado, quando movimentaram 20 mil pessoas pela feira, não prejudicou o conforto e o repasse de informação, segundo o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes. “O Showtec tem essa característica de trazer a ciência de forma dinâmica e didática ao produtor rural, para que seja aplicada, garantindo maior produtividade e estimulando a sustentabilidade. Com certeza atingimos a meta nesta edição, o clima do mês de maio tem se mostrado um ponto forte, favorável ao conforto de quem vem ao Showtec. Juntando esses conhecimentos transmitidos, aos negócios fechados, podemos dizer que Mato Grosso do Sul se tornou sim, referência nacional em evento destinado ao público agro”, finaliza o presidente da Fundação MS.
Sobre o Showtec
O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.
O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).
Texto: Diego Silva – Agro Agência
Foto: Chakal Films